Por que 99% dos candidatos reprovam na prova discursiva?
Muitos candidatos preferem responder a mais de 100 questões objetivas — mesmo que uma errada anule uma certa — do que ter que enfrentar uma prova discursiva de 30 linhas.
Semelhantemente, existem aqueles que até deixam de se inscrever em um concurso para não terem de lidar com a redação. Entretanto, a prova discursiva precisa ser encarada como uma das etapas do concurso.
A ENAPOL reuniu os principais motivos pelos quais o aluno é reprovado nesta etapa, assim como, vai trazer a solução para aqueles que querem ter sucesso com seu texto e finalmente conquistarem o tão sonhado cargo público.
Motivo 1: não conhecer a prova discursiva
A primeira etapa da preparação para a prova discursiva é conhecer seu edital! Sobretudo porque, podem existir especificidades a depender da banca, do edital e da etapa do concurso. E você, como candidato, tem o dever de saber esses pontos.
Será um texto dissertativo? A quantidade de linhas será um critério de pontuação? O assunto é relativo a atualidades ou se trata de alguma disciplina específica do edital?
Feito isso, você saberá qual conhecimento será necessário para fazer sua prova, de forma a garantir domínio sobre os possíveis temas a serem cobrados.
Vale a pena uma dica aqui: estude as disciplinas de seu concurso de forma ativa, fazendo associações e conexões com aquilo que faz parte do seu dia a dia. Isso fará com que você possa desenvolver a prova discursiva a de maneira mais fácil e rápida!
Motivo 2: não treinar para a prova discursiva
Se é importante resolver questões e fazer simulados para se preparar para o concurso, por que não fazer a mesma coisa com a prova discursiva? O ideal é que o candidato produza pelo menos duas redações por semana, a fim de treinar sua escrita.
Posteriormente: deve verificar se está dentro dos padrões esperados no espelho de correção. Após esse processo, é importante reescrever o texto para consolidar as correções.
Para mais dicas de como melhorar seu treino de prova discursiva, leia este conteúdo.
Motivo 3: não ter uma preparação completa
Na Escola Nacional de Polícia, enfatizamos aos nossos alunos que o "sucesso é uma decisão". Encarar o concurso dos seus sonhos é uma verdadeira batalha, a ser vencida não apenas no campo intelectual, mas também no psicológico.
Navegar por essa jornada por conta própria pode ser desafiador, mas não é necessário. Oferecemos um programa abrangente e uma preparação completa para equipá-lo diante de todos os desafios.
Contamos com ferramentas e especialistas dedicados a cuidar de sua saúde emocional e mental, prontos para auxiliá-lo.
Na ENAPOL, proporcionamos uma preparação 100% focada em carreiras policiais, com destaque para o professor especialista em provas discursivas, Paulinho Kuririn. Estamos aqui para moldar o seu caminho rumo ao sucesso.
Conheça o Programa DISCURSIVAS MATADORAS
Esse Programa vai pegar o aluno pela mão e mostrar o caminho para fazer uma DISCURSIVA MATADORA. Com o diferencial das correções individualizadas que o candidato terá e a expertise do Professor Kuririn.
Paulinho Kuririn, é professor de redação e ministra cursos em todo o país. Desenvolveu uma técnica de escrita única e baseada em comportamento humano.
Agora, a ENAPOL trouxe a experiência em aprovações do professor Kuririn, para que você aprenda de forma definitiva a escrever um texto que impressione a banca avaliadora e finalmente conquiste a vaga dos seus sonhos.
O Programa Discursivas Matadoras é composto de:
4 módulos, com 2 temas inéditos por módulo
Temas com padrão de resposta e comentários em vídeos
4 Correções corrigidas e comentadas
Além disso, o aluno que se matricular, recebe 3 Bônus:
Outros temas autorais.
3 lives da “Academia de Redação”
Esqueleto Kuririn Inédito
Não perca a sua vaga no Programa DISCURSIVAS MATADORAS!
Para ter acesso a este Programa exclusivo, basta adquirir uma das mentorias ENAPOL CLICANDO AQUI.
Artigos relacioniados
Veja todos os nossos artigos