Por que 99% dos candidatos reprovam na prova discursiva?

Muitos candidatos preferem responder a mais de 100 questões objetivas — mesmo que uma errada anule uma certa  —  do que ter que enfrentar uma prova discursiva de 30 linhas. 

Semelhantemente, existem aqueles que até deixam de se inscrever em um concurso para não terem de lidar com a redação. Entretanto, a prova discursiva precisa ser encarada como uma das etapas do concurso. 

A ENAPOL reuniu os principais motivos pelos quais o aluno é reprovado nesta etapa, assim como, vai trazer a solução para aqueles que querem ter sucesso com seu texto e finalmente conquistarem o tão sonhado cargo público.

Motivo 1: não conhecer a prova discursiva

A primeira etapa da preparação para a prova discursiva é conhecer seu edital! Sobretudo porque, podem existir especificidades a depender da banca, do edital e da etapa do concurso. E você, como candidato, tem o dever de saber esses pontos.

Será um texto dissertativo? A quantidade de linhas será um critério de pontuação? O assunto é relativo a atualidades ou se trata de alguma disciplina específica do edital? 

Feito isso, você saberá qual conhecimento será necessário para fazer sua prova, de forma a garantir domínio sobre os possíveis temas a serem cobrados.

Vale a pena uma dica aqui: estude as disciplinas de seu concurso de forma ativa, fazendo associações e conexões com aquilo que faz parte do seu dia a dia. Isso fará com que você possa desenvolver a prova discursiva a de maneira mais fácil e rápida!

Motivo 2: não treinar para a prova discursiva

Se é importante resolver questões e fazer simulados para se preparar para o concurso, por que não fazer a mesma coisa com a prova discursiva? O ideal é que o candidato produza pelo menos duas redações por semana, a fim de treinar sua escrita.

Posteriormente: deve verificar se está dentro dos padrões esperados no espelho de correção. Após esse processo, é importante reescrever o texto para consolidar as correções.

Para mais dicas de como melhorar seu treino de prova discursiva, leia este conteúdo.

Motivo 3: não ter uma preparação completa

Na Escola Nacional de Polícia, enfatizamos aos nossos alunos que o "sucesso é uma decisão". Encarar o concurso dos seus sonhos é uma verdadeira batalha, a ser vencida não apenas no campo intelectual, mas também no psicológico

Navegar por essa jornada por conta própria pode ser desafiador, mas não é necessário. Oferecemos um programa abrangente e uma preparação completa para equipá-lo diante de todos os desafios. 

Contamos com ferramentas e especialistas dedicados a cuidar de sua saúde emocional e mental, prontos para auxiliá-lo. 

Na ENAPOL, proporcionamos uma preparação 100% focada em carreiras policiais, com destaque para o professor especialista em provas discursivas, Paulinho Kuririn. Estamos aqui para moldar o seu caminho rumo ao sucesso.

Conheça o Programa DISCURSIVAS MATADORAS

Esse Programa vai pegar o aluno pela mão e mostrar o caminho para fazer uma DISCURSIVA MATADORA. Com o diferencial das correções individualizadas que o candidato terá e a expertise do Professor Kuririn.

Paulinho Kuririn, é professor de redação e ministra cursos em todo o país. Desenvolveu uma técnica de escrita única e baseada em comportamento humano.

Agora, a ENAPOL trouxe a experiência em aprovações do professor Kuririn, para que você aprenda de forma definitiva a escrever um texto que impressione a banca avaliadora e finalmente conquiste a vaga dos seus sonhos.

O Programa Discursivas Matadoras é composto de:

  • 4 módulos, com 2 temas inéditos por módulo

  • Temas com padrão de resposta e comentários em vídeos

  • 4 Correções corrigidas e comentadas

Além disso, o aluno que se matricular, recebe 3 Bônus:

  • Outros temas autorais.

  • 3 lives da “Academia de Redação”

  • Esqueleto Kuririn Inédito

Não perca a sua vaga no Programa DISCURSIVAS MATADORAS!

Para ter acesso a este Programa exclusivo, basta adquirir uma das mentorias ENAPOL CLICANDO AQUI.

Artigos relacioniados

Veja todos os nossos artigos

Anterior

Próxima

Faça sua inscrição gratuita para receber materiais exclusivos

CNPJ 37.835.900/0001-69 © 2024 ENAPOL. Todos os direitos reservados.

Faça sua inscrição gratuita para receber materiais exclusivos

CNPJ 37.835.900/0001-69 © 2024 ENAPOL. Todos os direitos reservados.