PDF ou Videoaula: qual o melhor para os seus estudos
PDF ou Videoaula: qual o melhor para os seus estudos

PDF ou Videoaula: qual o melhor para os seus estudos?

Estudar por videoaula ou PDF é um assunto que vale muitas discussões, pois, apesar de muitos professores recomendarem o estudo por PDF, outros tantos educadores e os alunos se alinham mais com as videoaulas.

Para entender qual dos dois métodos lhe trarão melhores resultados, você tem que ter em mente dois pontos principais:

  • PDF e videoaula têm funções diferentes no estudo;

  • Independente de qual método for escolhido, você tem que ter a percepção do aprendizado.

Vamos, então, entender as diferenças entre os dois:

Estudar por Videoaula

Mesmo tendo aqueles que critiquem as videoaulas — com os mais diversos argumentos — temos que levar em consideração suas vantagens:

  1. Possibilidade de assistir em qualquer lugar

Uma das maiores vantagens das vídeoaulas é a possibilidade de o aluno continuar estudando aonde ele estiver: indo para o trabalho, em uma caminhada, etc. Nesses dois contextos, por exemplo, ler não é uma opção. 

Ou seja, você pode fazer das videoaulas sua companheira de todas as horas e de todos os momentos. Para aqueles que têm pouco tempo disponível para estudo, ajuda, e muito, a acelerar a aprovação.

  1. Facilidade de acesso

As videoaulas são uma ferramenta excelente para o primeiro contato com o conteúdo. Isso porque o professor tende a facilitar a compreensão do conteúdo ou ainda focar em pontos específicos que merecem um maior esclarecimento.

Não adianta: crescemos ouvindo e vendo as explicações dos professores, está arraigado em nossa mente como estudantes. Então, muitas vezes, a explicação do professor pode ser aquele detalhe que faltava para compreender um tópico.

Estudar por PDF

PDF ou Videoaula: qual o melhor para os seus estudos?

Normalmente, o PDF apresenta algumas barreiras criadas pelos alunos como: conteúdo muito extenso (e às vezes mais aprofundado do que o necessário) e de difícil leitura, ou avanço no conteúdo.

Porém, ele tem suas vantagens:

  1. Facilidade em se fazer anotação:

O PDF permite que as anotações sejam feitas de forma mais rápida e mais completa, pois podem ser feitas no próprio material.

Por exemplo, marcar/grifar as palavras-chave em questões que você erra com frequência, um conceito que é bastante cobrado ou ainda um assunto recorrente em provas.

  1. Facilidade em se construir um material eficaz de revisão

O PDF, pela facilidade de se fazer anotações, é um excelente material de revisão! Isso porque você consegue ir direto nos pontos principais da matéria, pois já estarão marcados previamente.

Se o seu material não estiver anotado, há ainda alguma facilidade — pois no PDF é mais fácil encontrar um determinado tópico — do que folhear páginas e mais páginas de grifos, e anotações.

Então, o que é melhor: PDF ou videoaula?

Vamos colocar aqui algumas situações em que tanto o PDF, quanto a videoaula terão funções específicas:

  1. Plano de estudos a longo prazo

Em um plano de estudos orientado para o longo prazo, é possível utilizar:

  • Videoaulas: para um primeiro contato com Disciplina e zerar o edital;

  • PDFs: para sessões de revisão e aprofundamento.

Lembre-se de que a longo prazo, estamos considerando que o edital não sairá em breve e você terá tempo de destrinchar todo o conteúdo com disciplina e razoável tranquilidade.

  1. Plano de Estudos a curto prazo ou pós-edital

Se seu edital está prestes a sair ou já saiu e você está em um estudo pós-edital, é preciso usar com bastante inteligência cada um dos materiais:

  • Videoaulas: para disciplinas que você tenha mais dificuldade, ou ainda, se você possui pouco tempo disponível para sentar e estudar.

  • PDF: para Disciplinas que você já conhece ou tem maior facilidade

Quando temos um edital na iminência de ser publicado — ou que já tenha sido publicado — o aluno corre contra o tempo! Por isso, veja sua situação: as disciplinas que você têm dificuldade levam mais tempo para o aprendizado e, muitas vezes, o PDF pode até atrasar ainda mais.

Contudo, se você é uma pessoa que tem pouco tempo para estudar ou vive muito no trânsito, as videoaulas vão acelerar seu aprendizado e revisão.

Sua preparação deve ser completa

Na ENAPOL dizemos para os nossos alunos que “sucesso é uma decisão”. Estudar para o concurso dos seus sonhos é como uma batalha que deve ser vencida no campo intelectual e, principalmente, psicológico.

Por isso, não basta apenas estudar: você deve ter domínio de suas emoções e seu psicológico. E a Escola Nacional de Polícia tem a preparação completa para você!

Trilhar essa jornada sozinho pode ser árduo, mas não precisa ser assim.  Também trazemos ferramentas e especialistas para cuidarem de sua saúde emocional e psicológica. Nossos experts estão prontos para ajudá-lo!

No campo intelectual, contamos com uma preparação 100% direcionada para o seu concurso e contamos com professores com experiência tanto em sala de aula, quanto em aprovação nos mais diversos concursos da área policial.

A ENAPOL tem o programa certo para você e vai prepará-lo para enfrentar todos os desafios! Clique aqui e conheça.

Artigos relacioniados

Veja todos os nossos artigos

Anterior

Próxima

Faça sua inscrição gratuita para receber materiais exclusivos

CNPJ 37.835.900/0001-69 © 2024 ENAPOL. Todos os direitos reservados.

Faça sua inscrição gratuita para receber materiais exclusivos

CNPJ 37.835.900/0001-69 © 2024 ENAPOL. Todos os direitos reservados.